O anel é um tipo de acessório muito popular, por complementar o visual e agregar sofisticação à pessoa que usa. E como as nossas mãos são muito ativas, ornamentá-las é uma excelente maneira de acrescentar pontos de interesse ao look e atrair olhares. No entanto, o que muitos não sabem é que existem significados do uso do anel para cada dedo.
Por trás dos significados, há muita história e tradição. Portanto, se você também faz parte do time das apaixonadas por anéis, para tudo! Descubra todos os detalhes e o significado do anel em cada dedo. Confira abaixo:
O anel utilizado nesta posição revela um compromisso. Na tradição ocidental, quando empregado no dedo direito, remete ao noivado, e quando utilizado no dedo anelar da mão esquerda, implica em casamento.
Esse uso remete aos tempos da Roma Antiga. Na época, acreditava-se que pelo dedo anelar passava uma veia que se conectava diretamente ao coração, onde o amor seria sentido e guardado.
Mas a joia também pode representar um voto de castidade para quem optou por não ter relações sexuais antes do casamento.
Algumas culturas e religiões, como os Judeus, empregam a aliança de casamento no dedo indicador da mão dominante da noiva. Além disso, o anel no indicador é um símbolo de autoridade e poder. Assim, utilizado por pessoas poderosas ou que ambicionam a grandes cargos e feitos.
O anel no polegar de ambas as mãos têm um simbolismo forte para autoconfiança, determinação e independência, sendo acreditado que o uso do acessório neste dedo pode cultivar essas características. Além disso, essa simbologia vem das práticas quiromânticas, que relacionam o polegar ao ego e à força de vontade da pessoa.
O uso de anéis nos dedos médios está ligado à busca da pessoa por estabilidade em sua vida. A crença vem da Quiromancia, na qual o dedo médio é regido por Saturno. Não por coincidência, Saturno é o deus romano da abundância e da riqueza.
Assim, o uso do anel no dedo médio, tanto da mão esquerda quanto da direita, indicam uma pessoa estável ou que busca por estabilidade.
O dedo mindinho pode trazer muitos significados para um anel. Tradicionalmente, usar o acessório no mindinho direito indica a graduação, ou seja, é onde se usam os anéis de formatura.
Entretanto, no mindinho esquerdo, o anel pode representar um casamento anterior da pessoa, seja ela viúva ou divorciada. Mas o mesmo uso também servia para indicar desinteresse em casamento, fruto da tradição da Era Vitoriana.
Mas ainda se especula sobre outro significado de um anel no mindinho esquerdo: a ligação com a máfia. Essa conotação veio do resultado do hábito de pessoas envolvidas com organizações criminosas nos EUA usarem a joia dessa forma no início do século XX.
Por fim, gostou de saber qual o significado do uso de anel em cada dedo? Entre em nossa loja virtual e confira anéis incríveis para a sua coleção!