Ouro e prata são os metais mais utilizados na confecção de joias e, com certeza, muitos ficam na dúvida sobre qual escolher na hora de comprar uma peça, seja para se presentear ou dar de presente para alguém especial.
Vale destacar que cada um tem as suas características, tanto no aspecto visual e no preço, como também na utilização do metal na joia, além das vantagens e desvantagens de cada um deles.
Por isso, neste post vamos desvendar tudo sobre o que há nestes dois metais tão famosos.
Como dissemos, ouro e prata são os principais metais na confecção de joias, os mais tradicionais, por isso, vamos te contar as características de cada um deles, começando pelo mais reluzente, o ouro.
Assim como vários minérios e outros elementos químicos, o ouro surgiu devido a uma fusão nuclear, isso há bilhões de anos, inclusive, ele está na tabela periódica, com o símbolo Au.
O ouro surge encrostado em outros minérios e, devido aos processos geológicos por tantos anos, o metal pode ser encontrado em jazidas subterrâneas ou ao ar livre, como no leito de um rio.
A principal característica do ouro é o fato dele ser amarelo, brilhante e muito maleável. Sendo muito utilizado na fabricação de joias, já que é simples manuseá-lo. Em sua forma pura, é chamado de 24 quilates e, ao receber outros compostos, é conhecido como 18 quilates.
Saiba o que é quilates clicando aqui!
Por ter concentrações baixíssimas na natureza este metal acaba sendo muito valorizado e caro! É claro que o preço varia a cada dia, mas a cotação da grama do ouro, em novembro de 2021, por exemplo, é de R$ 320. Mas e a prata?
A prata também é um elemento químico metálico encontrado na tabela periódica como Ag. Ela foi descoberta depois do ouro e foi uma das grandes riquezas ‘Antes de Cristo’. A cidade de Atenas, por exemplo, fez a sua riqueza na extração deste minério.
Assim como o ouro, a prata é muito utilizada em joias e, nos tempos antigos, também na fabricação de moedas, talheres e, atualmente, em baterias, soldas e também em componentes eletrônicos.
Por serem maleáveis, ouro e prata sempre estiveram presentes no mundo da joalheria e, apesar de suas diferenças, têm a sua importância para este mercado.
Porém, a principal diferença entre as peças está no valor agregado à joia. Assim como uma pedra preciosa, o ouro e o seu quilate entregam maior valorização, tornando a joia única e até um investimento, chamando atenção em qualquer ambiente.
As joias em ouro são mais valiosas do que as de prata e, por isso, chamam mais atenção do público e também pelos ourives que usam a imaginação para criar peças únicas. Por isso, confira alguns modelos.
A primeira joia que vem a mente quando falamos em ouro é na aliança de casamento. Este modelo ainda leva 18 pedras de diamantes ou de zircônia.
Outro momento importante da pessoa é a formatura, por isso, deve também ter um anel feito em ouro, como este que separamos para quem se formou em medicina.
Os brincos são peças quase obrigatórias para qualquer mulher e, por isso, os de ouro dão uma sofisticação especial para a ocasião, como este em forma de gota.
E que tal uma pulseira de ouro 18 quilates com pingentes especiais, como este aqui que possui um coração no fecho.
Agora se você ou a pessoa que vai presentear for religiosa, um pingente de ouro 18 quilates como este é ideal e super diferente.
Por fim, gostou destas sugestões? Viu como o ouro deixa a peça muito mais sofisticada, atraente e brilhante em comparação com a prata? Agora, se você quiser ver mais modelos de joias em ouro, basta entrar em nossa loja virtual.