Seja através de um filme ou seja pessoalmente, você já deve ter visto um lindo diamante e se perguntado como ele foi feito, não é mesmo? Os procedimentos para fazê-lo vão desde o encontro da pedra bruta, os tipos de lapidação, até a sua venda.
Inicialmente, para lapidar uma joia, é necessária habilidade prática, concentração até trazer o formato ideal como um diamante ou um coração.
Por isso, feito esse processo, a pedra bruta se transforma, literalmente, em uma gema valiosa com cor, brilho e transparência. Quer saber mais sobre essas preciosidades? Então, veja neste post como são feitas as joias e quais são os processos de lapidação.
Conforme uma matéria da Universidade Federal de Ouro Preto, “a lapidação acontece a partir de um conjunto de métodos de cortes e polimentos que ressaltam as características ópticas desse material.”
O diamante bruto é cortado na clivagem — mais comum —, serragem ou raio laser. Depois, segue para a etapa de “bloqueamento”, para se aproximar do formato desejado e, por fim, abrilhantamento.
Primeiramente, existem vários tipos de lapidações e cada uma recebe um nome conforme o formato que a pedra é transformada. Entretanto, falaremos neste post das principais.
Os lapidários, profissionais que lapidam, geralmente utilizam do padrão oval ou redondo, pois são formas excelentes para “cravar” joias.
Existem cinco estilos básicos:
Os cortes possuem o formato do grupo brilhante e grupo esmeralda ou “step cut” — em degraus.
No diamante acontece ao ser pressionada contra um disco giratório. O modelo ideal possui de 57 a 58 facetas, sendo 33 na parte superior e 24 ou 25 na inferior.
As pedras preciosas, como o diamante, são geralmente lapidadas em um dia, mas…, se elas alcançarem um peso acima de 20 gramas, podem demorar mais de um ano para ficarem prontas.
A lapidação foi criada para a peça refletir o maior número possível de luzes e cores.
Embora o diamante seja a pedra preciosa mais conhecida pela lapidação — a mais difícil de lapidar—, a maior parte das pedras pode ser lapidada.
O modo como uma joia é feita requer experiência, prática e habilidades da qual fazem o lapidário, um verdadeiro artista.
Ter uma joia em mãos após ler esse post, é ver um trabalho cultural incrível de um artesão, não é mesmo?
Desde a escolha da pedra, os tipos de cortes, formatos até o maquinário envolvido e o tempo que leva para ficar pronta, a joia é uma preciosidade que faz jus a seu próprio nome e valor.
Obter uma joia com certificado Amagold não beneficia somente o consumidor final, mas todos que colaboraram até que a joia estivesse pronta..
Com a Mave, você pode comprar qualquer joia com a segurança e tranquilidade de ter um produto garantido e certificado em mãos, tanto pela procedência, quanto ética, integridade, e muito mais.
Além disso, a Mave se preocupa com o consumidor e disponibiliza várias formas de pagamento e suporte para toda e qualquer situação que precisar de nós.
Então confira aqui todos os modelos da Mave!