O ouro bruto é encontrado somente em uma tonalidade de cor: amarelo, igual uma gema de ovo. Porém, outras tonalidades de ouro são fabricadas e, por isso, encontramos no mercado das joias uma infinidade de opções.
O ouro é um metal bem maleável que precisa de outros elementos químicos, como o paládio ou rádio, para formar uma liga dura e resistente. Dessa forma, as joias duram muito mais porque não amassam ou perdem o formato original.
Mas… nosso foco principal neste post será as várias cores de ouro. Então, continue a leitura!
Em sua forma mais pura é conhecido como ouro de 24 quilates ou ainda ouro mil, isto significa ser 24 partes do elemento, porém ele não é apropriado para a confecção de joias.
Por isso, os ourives — profissionais que trabalham com metais preciosos — utilizam o ouro 18 quilates ou 750, pois a sua composição é de 75% em ouro puro e 25% de outros materiais preciosos.
As cores obtidas pela mistura dos metais transformam o ouro em uma joia completamente diferente, transmitindo beleza, personalidade e criatividade.
As joias de ouro, sem dúvida, conquistam uma nova aparência e carregam novos significados como a elegância ou romantismo, dependendo da cor elaborada.
Os principais tons vendidos são: amarelo, branco, rosé e champagne. Existem outras cores como o verde ou o preto, mas não fazem tanto sucesso quanto os quatro tons acima.
Até mesmo a tonalidade original do metal também mistura alguma substância como o cobre, porém, o que vai alterar é a porcentagem de cada uma para fazer a peça.
Um exemplo é esse lindo pingente em ouro 18K com detalhes em fosco e diamantado.
O ouro branco, como falamos mais a respeito neste post, é banhado a ródio — traz o brilho da joia — e uma quantidade de prata e o paládio para alcançar a cor desejada.
Já o rosê possui uma quantidade maior de cobre adicionado, enquanto o champagne leva a prata e o níquel.
Assim como as cores de vestimenta, o ouro também transmite uma mensagem específica para cada cor, confira:
- dourado: remete tanto a sabedoria interior, quanto riqueza, triunfo e prosperidade;
- rosê: essa cor é mais sutil e traz um ar mais romântico e moderno;
- branco: traz as mesmas qualidades do dourado, a sofisticação e clareza;
- champagne: transmite elegância, neutralidade e beleza.
No Brasil, a cor mais vendida do ouro é a cor tradicional, mas não significa que ela vale mais do que as outras. Cada uma possui suas características e particularidades que as qualificam como joias.
Portanto, cabe a você decidir qual é a melhor cor de ouro que combina com a sua personalidade e de acordo com as situações que usará a peça.
Este pingente de ouro branco em homenagem a São Bento, por exemplo, pode ser tanto um excelente relicário para ser usado em eventos, quanto um presente perfeito para alguém especial.
Independentemente das tonalidades de ouro da joia que escolher, você pode contar com a Mave Joalheria, com peças de qualidade, confiáveis e certificado Amagold, que garante a procedência delas.
Não deixe de aproveitar as joias em ouro de nossa loja virtual para você completar seu look e brilhar ainda mais. Acesse nosso site!