Há itens atemporais na moda. Entram e saem tendências, mas alguns acessórios se mantêm indispensáveis. É o caso do cordão de ouro. Muito usado e apreciado por homens e mulheres de todo o mundo. Com certeza, você já usou, ou pelo menos, já viu alguém usar.
Entretanto, conhecer mais de perto sempre é proveitoso. Por isso, neste posts, vamos descobrir mais sobre esse acessório. O que é, o que significa, qual a origem, para que serve e como escolher o cordão de ouro.
Então, leia até o final!
É um acessório em ouro que se assemelha a uma corrente. O seu uso, é costumeiramente, feito no pescoço. Pode ser encontrado em diversos tamanhos, elos, espessuras, modelos, valores.
O significado do acessório é variável. Desde significados econômicos e sociais, até significados religiosos ou afetivos.
Em um passado com menos oportunidades, o acessório era visto, sobretudo, como uma marca de ostentação e poder. Mas, se engana quem pensa que o cordão de ouro somente representa riqueza, mas também é uma simbologia religiosa. Os elos da corrente de ouro, representavam as ações de Deus para os homens.
O poeta grego Homero, usa a simbologia da corrente de ouro. Segundo ele, Deus prendeu uma corrente dourada que liga os céus e a terra, para que assim, haja a possibilidade de salvação.
Alguns ainda sugerem que sonhar com a corrente de ouro possui significado. Isto é, quase sempre associado a boa sorte, riqueza, prosperidade e afins.
Portanto, como você pode perceber o significado é amplo e elegante!
A origem é desconhecida. Mas, se pode estabelecer, que os primeiros modelos descobertos datam de 3000 AC, na região da Mesopotâmia. Contudo, sua popularidade se consolidou no Período Mercantil. Pois, era um símbolo de luxo e poder dos mais abastados.
Durante a Era Vitoriana, ganhou destaque sentimental, por conta de seu uso em suvenires e medalhões. Mas, seu uso em design e moda, de fato, recebeu consagração pelos italianos na Renascença. A metodologia desse tempo é usada até os dias de hoje.
O seu uso pode servir para expressar alguma simbologia, mas é antes de tudo, um acessório que realça a beleza e elegância de quem usa. A diversidade de valores e modelos, permite que você faça o uso da maneira que achar mais adequada.
Como dissemos, é sempre um ponto alto na moda, portanto, combina com quase tudo.
Vale lembrar que antes de tudo é necessário se atentar o seu gosto e preferência. Mas, algumas dicas podem ser úteis. Portanto, é indicado que as femininas sejam mais curtas e as masculinas mais longas.
As correntes com argolas diamantadas, combinam com uma série de decotes!
As fininhas com pingentes se destacam, e você pode personalizá-las. Uma dica é sempre realizar a medição no pescoço e comparar com as tabelas oficiais de tamanho.
Então, hoje discutimos mais de perto o cordão de ouro. Afinal, esse acessório recorrente e elegante merece um tópico à parte. Passamos por seu significado, origem e como escolher. Temos certeza de que esse conteúdo inspira e informa.
A nossa dica imperdível é a Mave. Pois, é uma joalheria que possui certificado Amagold, parcelamento facilitado e frete para todo o Brasil. Inclusive, as peças que usamos como ilustração você encontra em nossa loja virtual.
Portanto, nada de perder tempo, ein! Para acessar a loja, basta clicar aqui.