Se você usa joias há um bom tempo, já deve ter se deparado com essa situação: com o passar dos anos, alguns materiais, incluindo joias de ouro e prata, ficam escuras - mesmo com todo o cuidado na hora de usar, limpar e guardar.
Aliás, existem muitas causas que podem deixar uma joia escura, e nem sempre tem a ver com a falta de cuidado ou a qualidade do material em si.
Por isso, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre possíveis causas para o escurecimento de joias de ouro e prata, além de oferecermos algumas dicas para você prevenir que esse efeito aconteça!
Existem muitos motivos que podem escurecer uma joia com o tempo, desde a qualidade dos materiais, faltas de cuidados na limpeza e algumas reações naturais dos componentes da joia. Confira os principais:
Essa é a causa mais comum para o escurecimento dos metais que compõem as joias. O ouro puro é um metal muito resistente à oxidação, mas joias de ouro são frequentemente feitas de ligas, que podem conter outros metais. A prata, por exemplo, já é um material bem mais propenso a sofrer com a oxidação.
Esse processo acontece no contato dos metais com o oxigênio do ar, que forma uma camada de óxido na superfície, criando esse aspecto escuro.
O ácido úrico é uma substância naturalmente produzida pelo corpo, e eliminada pela transpiração. Porém, algumas condições, como alimentação inadequada ou algumas doenças fazem com que a produção dessa substância seja aumentada.
Então, o contato das joias com o ácido úrico acelera o processo de oxidação desses metais, e além do escurecimento, também é comum que as joias fiquem com um aspecto avermelhado.
Nesses casos, recomenda-se o tratamento médico, já que o excesso de ácido úrico no organismo pode ocasionar em outros problemas de saúde.
Além do tópico acima, outro motivo que causa esse efeito é a junção de partículas de sujeira, poeira e os óleos presentes na pele, que se acumulam na superfície das joias de ouro e prata. Isso cria uma camada que pode fazer com que ajoia pareça mais escura e opaca.
Esse efeito acontece, principalmente, nas joias guardadas logo após o uso sem passar por uma limpeza.
Alguns produtos químicos, mesmo os de uso para cuidado pessoal, como cosméticos, perfumes e loções, são compostos de substâncias que ao longo do tempo podem reagir com o ouro e a prata, causando uma descoloração superficial.
Além disso, alguns produtos de limpeza, principalmente aqueles mais agressivos, também podem desencadear essa reação ao entrarem em contato com a joia, como o cloro.
A exposição constante e frequente à água e à umidade também pode acelerar o processo de oxidação. Isso também vale para a transpiração da nossa pele, já que o suor contém minerais e ácidos que podem afetar a superfície das joias.
Conforme falamos, algumas joias – sejam de ouro ou prata – possuem ter ligas com outros metais, que podem reagir de forma diferente a um processo de oxidação ou descoloração que atinge toda a joia.
Esse escurecimento pode ser causado por descuidos no uso ou limpeza da joia, ou ainda por alguma reação química específica. Vale lembrar que, por mais que a qualidade da joia interfira em como ela pode reagir a certos eventos, uma joia que escurece com o tempo não é de má qualidade!
Como você viu, existem muitos pontos que podem deixar a sua joia de ouro ou prata escura, mas a maioria pode ser evitada com alguns simples cuidados antes, durante ou após o uso, como:
Então, agora que você entendeu como cuidar melhor das suas joias de ouro, que tal aumentar sua coleção com as peças incríveis da Mave?
Além de ter mais de 20 anos de experiência nesse mercado, a Mave oferece:
Quer conhecer suas próximas joias de ouro 18K? Acesse nosso site e confira a coleção completa.