O ouro é um dos metais mais valiosos do mundo, e justamente por essa razão, compra uma joia de ouro exige cuidado e atenção. Inúmeros compradores e vendedores buscam preço mais baixo, mas não se atentam quanto à origem e certificação da joia, por exemplo. Isso coloca em risco todo o investimento que você está fazendo na sua joia. Mas como saber se é ouro?
Obviamente que, para você ter uma resposta confiável e precisa, a melhor coisa é entrar em contato com um joalheiro de confiança. No entanto, pode ser que você não tenha tempo necessário para obter ajuda de um especialista.
Então, para que você possa avaliar a joia que está comprando e saber se ela é mesmo de ouro, trouxemos algumas dicas relevantes. Acompanhe e boa leitura!
A primeira dica é saber se suas joias são certificadas. Na Mave, por exemplo, todas as joias possuem certificação da Amagold, que verifica a integridade e a qualidade de todas as peças que são comercializadas.
Porém, não confunda certificado e garantia de joias, pois são documentos completamente diferentes. A garantia é um serviço importante, um termo de proteção que oferece cobertura e assistência, caso haja alguma avaria na peça. Cada joalheria possui sua política quanto a isso.
A certificação do ouro, por sua vez, assegura a autenticidade, a pureza do metal e sua procedência. Assim, a certificação do ouro que foi utilizado na sua joia, além de confirmar a qualidade do que você está comprando, atesta a confiança da joalheria onde ela foi adquirida.
Atualmente, é comum que os fabricantes coloquem pequenas marcas na parte interna ou no fecho (caso seja corrente ou pulseira) das peças que produzem, para que você reconheça a grife e também esteja ciente de sua pureza. Em brincos, por exemplo, muitas vezes você encontra o timbre no pino que entra na orelha e também na tarraxa. Além disso, em casos de joias maiores, o timbre é inserido na própria peça.
Logo, se você não as encontrar em sua joia de ouro, é provável que elas não sejam genuínas como acreditava. Apesar disso, mantenha a atenção para um fato: as peças mais antigas são uma exceção para esta regra, então não se desespere se não encontrar estes detalhes.
O ouro é uma moeda forte, assim como o dólar, libras e euro. Isso significa que ele tem seu preço mínimo. Existem empresas que vendem o grama a um valor bem inferior do que ele realmente custa - isso é um motivo para desconfiar.
Portanto, é preciso ter atenção a isso e avaliar bem o preço do produto, pois "o barato pode sair caro no final".
O ouro 750 não reage ao ácido nítrico. Então, se você quer um teste mais preciso do que o exame físico, basta raspar a peça em uma pedra e jogar o ácido nítrico por cima. Se não houver nenhuma mudança na cor, significa que a joia é de 750. Caso o ouro fique verde, a joia é banhada a ouro e, por fim, se ficar leitoso e esbranquiçado, trata-se de prata folheada com ouro.
Vale lembrar que esse teste existe em qualquer joalheria - até mesmo em fornituras ou lojas virtuais. É conhecido como teste do toque ou ácido de toque.
Como já dissemos, é importante consultar especialistas em avaliações, mas, com as nossas soluções, certamente não haverá erros e você vai ter a garantia de uma compra de qualidade.
E agora que você já conhece as principais dicas para identificar a originalidade da sua joia de ouro, fica mais fácil realizar as compras das suas peças, não é mesmo? Então aproveite! Na Mave você pode fazer isso de olhos fechados! Clique aqui para navegar pela loja e conhecer as novidades.