Você já se perguntou o que é quilates? Ouvimos muito falar sobre essa palavra, principalmente na hora de citar a qualidade do ouro. Ainda assim, é muito comum ter dificuldade para explicar, ou entender o real conceito da palavra.
Mas não se preocupe, porque esta é uma dúvida muito recorrente entre as pessoas. Por outro lado, entender este conceito pode te ajudar na hora de escolher ouro ou joias com muito mais facilidade, e com a mais alta qualidade possível.
Assim, fizemos este texto dedicado a te explicar melhor o que é quilates e como ele se relaciona com a qualidade. Confira!
Os quilates servem como uma forma de medição da pureza do ouro ou outras joias. Basicamente, é o peso total do material dividido por 24. Nestas 24 partes, são consideradas as parcelas que formam outro material.
Assim, é possível avaliar a relação entre a quantidade de ouro e a quantidade de outros elementos.
Um elemento puro, isto é, sem a presença de outros metais, corresponde a 24 quilates. Por outro lado, se houver 10 partes de outro material, a joia corresponderia a 14 quilates, por exemplo.
Desta maneira, quanto maior a quantidade de partes de ouro puro no material, por exemplo, mais valioso é considerado. Este processo também vale para diamantes e outras pedras preciosas.
A medição da qualidade do ouro em quilates surgiu na era medieval. A moeda utilizada, o marco, pesava exatamente 24 quilates. Pelo fato de o ouro puro ser considerado muito amolecido para a utilização, misturavam-se outros materiais.
As pedras preciosas deveriam pesar o mesmo que uma semente de árvore coral, que correspondia a um quilate. Assim, para medir o valor desta moeda, media-se a quantidade de quilates de ouro que ela possuía, e não o peso dela em si.
Você provavelmente deve ter se perguntado qual o quilate mais valioso que o ouro possui. Primeiramente, o ouro das joalherias geralmente faz a utilização de outros materiais, que podem ser:
Prata;
Cobre
Zinco
Paládio
Isso é feito para garantir mais resistência e menos riscos. Assim, esses materiais se chamam ligas, quando misturados com o ouro. Se você ouvir, por exemplo, a expressão “ouro 750”, significa que 75% do material é puro e o restante é liga.
Como você já deve ter imaginado, quanto maior a pureza do ouro, mais valioso ele é. Desta forma, o mercado brasileiro nem sequer considera ouro o material com menos de 10K.
Para saber se uma joia realmente é feita de ouro, é possível realizar alguns testes, como explicamos neste texto. Lembre-se que o ouro possui um charme único, e se não for de confiança, a diferença é notável.
Para você ter certeza se a sua peça de ouro é confiável, busque sempre por certificações como a Amagold.
Mundialmente, esta certificação confere segurança na qualidade do ouro adquirido até para os consumidores mais exigentes. Se você possui interesse em adquirir ouro de qualidade e elegância, visite a nossa loja.
Agora que você já sabe o que é quilates, fica muito mais fácil escolher a melhor peça, dando um toque de sofisticação ainda maior à sua personalidade. Ah, temos ofertas de joias em ouro para você, CLIQUE AQUI!