O aniversário é uma data especial para qualquer pessoa, por mais que existam pessoas que não goste, ela é cheia de simbolismo e importância. E para uma debutante, não só a festa é importante, mas também o anel de 15 anos.
Para a adolescente, este evento pode ficar marcado na memória para sempre e todo o detalhe é valioso: a roupa, o local da festa, as músicas, as fotos, os convidados e, é claro, o anel.
Tudo ficará eternizado nas memórias, mas o anel se tornará a cereja do bolo por ser uma joia especial. Confira tudo neste post sobre esta tradição.
As celebrações modernas tomam conta dos salões de festas, mas quando se trata de baile de debutante, a tradição fala mais alto.
Algumas destas tradições nas festas de debutantes ganharam toques modernos com o passar dos anos. Mas muitas delas ainda se mantêm vivas e intocáveis, como:
Para começar, a palavra debutante vem de début, de origem francesa, que quer dizer estreia. E nesta ocasião, é a passagem da menina que está se tornando mulher e estreando na sociedade.
O baile teve início na segunda metade do século 17, na Europa, mais comum na França, Inglaterra e Áustria.
Com a fuga das famílias nobres de Europa para a América na Revolução Francesa, de 1789, o baile de debutante veio também para o Brasil, entretanto, ganhou força apenas da década de 1950.
No início, pela nobreza das famílias, a tradição era entregar para a jovem uma joia, para que ela pudesse usar em seus eventos sociais. O pai é quem tem como costume entregar a joia, que na maioria das vezes é o anel de 15 anos.
Antigamente, a tradição do anel de 15 anos era que ele fosse de ouro amarelo e com um brilhante, entretanto, hoje em dia o importante é que a joia agrade a debutante.
Com o crescimento do mercado joalheiro, opções de anéis de 15 anos não faltam. Mas, eles ainda mantêm um pouco a tradição de ter uma pedra preciosa na ponta, variando do ouro amarelo para o branco.
Como dissemos, o anel de 15 anos representa a passagem do tempo para a jovem, que deixa de ser criança para estrear, debutar, na vida adulta.
Além de servir como um acessório para transformar a menina em mulher, o anel complementa o visual e tem todo este significado de crescimento.
Na festa, o anel costuma ser entregue logo antes da primeira valsa, que é com o pai. Depois, a jovem dança a valsa com o par que ela escolheu.
O modelo de anel de 15 anos mais tradicional é o conhecido como solitário, o modelo de pedra única, um brilhante ou diamante.
Antigamente, ele era tradicionalmente feito de ouro amarelo, mas com o passar do tempo ganhou novas adaptações, como com ouro branco.
Porém, outros modelos também fazem sucesso, como o com várias pedras menores brilhantes e a pedra solitária maior, ou então com um design mais moderno.
Tudo, na verdade, depende do gosto da debutante ou da família.
Ao comprar um anel de 15 anos pela internet é importante se atentar a reputação da joalheria – se é segura e confiável, além de usar materiais de qualidade.
A Mave Joalheria, por exemplo, é referência no mercado brasileiro neste assunto porque, além da segurança em todo o processo de compra online, tem o certificado Amagold! Sabe o que é?
Este certificado é feito pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Joias de Ouro Certificado. Ele confirma a qualidade da joia e assegurar ao consumidor o teor especificado na peça, ou seja, que a joia de oura é verdadeira.
Se você busca um anel de 15 anos, confira as opções no nosso site.