A aliança de casamento é o símbolo da união do casal, tanto perante Deus e também a sociedade. Por isso, é uma joia única, com significado especial. Mas há momentos e ocasiões que é preciso tirar a aliança...
Não, não estamos falando do fim do relacionamento! Mas sim, para proteger esse bem tão valioso nas nossas vidas. Isso porque em determinadas atividades você podem danificar, fazer diminuir o brilho e até perder a peça.
Então, confira 11 ocasiões em que você deve tirar a aliança ou o anel do dedo!
Tirar a aliança do dedo pode até parecer que você não queira mostrar o seu compromisso, mas não é verdade! No fundo, você está protegendo o símbolo da união para não estragar, não machucar ou até perder.
Será necessário, em alguns momentos, tirar a joia da mão para não correr riscos. Confira as ocasiões em que é interessante guardar a joia.
Sim! É importante lavar as mãos sem a aliança para que o sabão ou algum outro produto químico não danifique a joia. O grande risco é a joia perder o brilho com maior rapidez, tendo de levá-la para um polimento. O mesmo acontece ao passar álcool em gel nas mãos, nosso novo hábito em tempos de pandemia.
Falando em álcool, outra hora boa para tirar a aliança é durante uma faxina, principalmente ao mexer com produtos químicos, como alvejante, detergente, cloro, entre outros.
Quando for cozinhar é interessante tirar a joia, muito também por questões de higiene. Ainda mais quando for misturar ingredientes com a mão, como ao fazer uma massa de pão.
Muitos tipos de exames, como ultrassom, ressonância magnética, tomografia, entre outros, é indicado tirar a aliança, assim como também outras joias para não atrapalhar o procedimento.
Se você tem o costume de passar cremes na mão ou pelo corpo, o ideal é tirar o anel para fazer isso. Esses produtos não fazem bem para a beleza do anel, deixando sem brilho.
Para os amantes da academia, é importante retirar a joia do dedo por dois motivos. O primeiro que levantar peso com o anel pode machucar o dedo e causar calos. Além disso, dependendo da situação, a joia pode amassar.
Ao aproveitar o sol e a praia, a pessoa pode ficar sem o anel. Isso porque, dependendo do material, o sal da água pode afetar a peça. Além disso, ao entrar no mar, o risco de perder a joia em um mergulho é grande.
O mesmo serve também ao entrar em uma piscina para praticar natação, arriscando a perder a aliança. Outro esporte perigoso nesse sentido é o biribol (vôlei na piscina). Uma simples cortada e o anel pode voar pelos ares.
Em algumas profissões, o indicado é tirar a aliança do dedo antes de iniciar o ofício. Alguns exemplos são médicos, enfermeiros, massagistas e até mecânicos. Nessa última profissão, ninguém merece sujar a aliança de graxa, não é?
Muitas pessoas sofrem com inchaços na mão enquanto dormem, por isso é indicado tirar a aliança. Muito pelo fato de causar algum machucado com o aperto do anel no dedo inchado.
Vai cortar a grama, um galho da árvore, trocar o pneu do carro? Essas são apenas algumas atividades pesadas, quando o melhor é fazer sem a aliança no dedo. Isso serve tanto para não amassar a joia, como também para não se machucar.
As joias precisam ser feitas com qualidade e excelência para durar anos. Porém, é indicado nesses momentos que citamos tomar certar precauções, afinal, não queremos estragar esse símbolo do amor tão rápido.
Por isso, a Mave Joalheria produz joias com materiais confiáveis e certificado Amagold, que atesta a procedência do ouro usado. Se você busca opções de aliança, anel ou outra joia, entre em nosso site e confira tudo!