Se existe uma pedra preciosa que mexe com o imaginário de muita gente, é o diamante. E olha que existem várias outras pedras preciosas, mas nada se compara a ela. Isso porque esse brilhante faz parte da história da humanidade.
Além disso, tudo que está relacionado a esta pedra se remete ao luxo e à ostentação. Quer ver um exemplo? A cantora Beyoncé já comprou um sapato cravejado de diamantes por R$ 1 milhão.
Mas… Por que o diamante é tão valioso e precioso assim? Continue a leitura que vamos explicar os motivos.
O diamante é algo valioso porque não se tem em abundância na natureza. Então, quanto menor a oferta, maior o valor do produto. Esse brilhante é formado de carbono, em camadas internas da crosta terrestre.
O carbono em pressão e temperaturas altas acaba virando o brilhante que conhecemos em seu estado bruto. Essa combinação de pressão, temperatura e o tempo dão ao elemento característica rígida e transparente. Os diamantes demoraram milhões de anos para se formar.
O fato de ser raro e o trabalho feito em sua lapidação, dando o formato que conhecemos e tão tradicional, é o que torna a peça tão valiosa.
Que o diamante é precioso todos nós já entendemos, mas quanto vale uma pedra? Essa resposta é mais difícil de responder porque existem vários fatores. Ao analisar um exemplo, são apurados quatro itens:
Esses quatro fatores mudam o valor — para mais ou para menos — de um diamante. Os mais caros são os que têm maior número de facetas (feita na lapidação), peso, menor número de impurezas e mais transparente.
Só por curiosidade, o diamante Hope é considerado o mais caro do mundo, avaliado em mais de R$ 1 bilhão, pesando 45 quilates. Mas é claro que existem outros modelos mais baratos.
Essa é uma dúvida muito comum, mas apesar de ser a pedra mais dura que existe, ela pode ser quebrada. Entretanto, no uso do dia a dia, como em uma joia, ela é sim, inquebrável, já que dificilmente será colocada em uma situação extrema.
Porém, outra curiosidade sobre esse brilhante é que, apenas outro diamante pode riscá-lo. Aliás, essa é uma maneira de verificar a legitimidade da pedra, esfregando-a contra alguma superfície. Se a pedra danificar, infelizmente não é um diamante.
Além da sua característica única, o diamante se torna valioso por está fixo em uma joia com metal nobre, como o ouro 18 quilates. Será um desperdício inserir uma pedra como essa ‘emoldurada’ em um metal que não seja tão resistente e valioso tanto quanto o brilhante. Confira algumas joias com diamantes:
Esse anel chuveiro é de ouro 18 quilates com nove pedras de diamantes nele. Ele chama atenção pelo brilho e o design diferenciado.
Os diamantes também são ótimas opções para colocar em pingentes, como nesse em forma de flor e o miolo com os brilhantes.
Tão valioso quanto o ouro amarelo é o ouro branco, como nesse anel chuveiro com sete pedras de diamante.
O diamante traz personalidade e mostra o valor de uma joia. A Mave Joalheira possui várias outras opções com o brilhante, tudo com o certificado Amagold, que atesta a procedência do material usado na joia. Entre em nosso site e confira outros modelos!